Vaporetto ou Taxi boat? Entenda o sistema de transporte em Veneza!

agosto 02 2021

Vai para Veneza e está em dúvida se usar o Vaporetto ou Táxi boat para se locomover na cidade? Entenda o sistema de transporte em Veneza.

Tudo em Veneza é transportado por água: residentes, visitantes e mercadorias. A água já foi a única conexão entre Veneza e o continente. Tudo era feito por barco, geralmente impulsionado por um gondoleiro com um remo relativamente simples; as outras duas opções eram remar ou velejar.

Hoje Veneza conta com várias possibilidades de locomoção sendo em sua grande maioria meios de transporte aquáticos já que a cidade é toda conectada por canais.

Neste artigo, você irá descobrir tudo sobre os principais meios de transporte em Veneza, como funcionam, trajetos e muito mais. Confira!

Mas eu não posso ir à Veneza de carro?

O uso de transporte terrestre tem um certo limite em Veneza, porque na maior parte da cidade é proibido o trânsito de automóveis, visto que não há ruas tradicionais, mas sim canais.

O Piazzale Roma é o lugar mais próximo ao centro histórico de Veneza até onde um veículo de quatro rodas pode chegar. A partir de lá, para chegar ao seu ao seu hotel ou apartamento no centro de Veneza, é necessário prosseguir a pé ou por via aquática.

O Piazzale Roma possui um estacionamento a pagamento (onde na alta estação nem sempre há vagas) mais próximo do centro de Veneza. 

Se vier de outra cidade:

  • Se há um carro alugado: deverá deixar o carro no estacionamento e pegar um tipo de barco até seu hotel
  • Se contratou um transporte particular (Ncc) que vem de outra cidade, ou aeroporto:  ele para no Piazzale Roma e você deverá pegar um barco ate seu hotel 

 

 Transportes públicos em Veneza

Assim como em qualquer cidade do mundo, Veneza também conta com uma rede de transporte público. Contudo, o maior diferencial da cidade é que estes transportes são em sua grande maioria aquáticos.

Conheça então quais são os principais transportes públicos de Veneza

 

1.Vaporetto

O Vaporetto é o ônibus aquático de Veneza, ou seja, é um barco que atravessa todos os canais e circula pela cidade transportando turistas e moradores. Ele faz um serviço público.

Funciona o ano todo, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você pode encontrar máquinas de bilhetes fora da estação ferroviária de Veneza e fora das maiores estações de Vaporetto. Um bilhete custa € 7,50 e é válido por 75 minutos, então você pode embarcar e desembarcar conforme necessário. 

Em comparação com outras cidades europeias, o transporte público é bastante caro em Veneza. Portanto, é importante dedicar algum tempo para descobrir qual é a melhor fórmula para você. Se você planeja usar o vaporetto diariamente, sugiro que compre um passe de viagem. 

Os Vaporettos tem uma capacidade máxima de 230 passageiros, não possuem cabines e nem banheiros.

As linhas de navegação 1 e 2 cruzam o coração de Veneza, que é o Grande Canal e o Canal Giudecca, e conectam alguns pontos importantes da cidade, como San Marco e Rialto com a Estação de Venezia Santa Lucia, Piazzale Roma e Tronchetto.

2. Traghetto – Ferry Boat

Os traghettos são grandes barcos que cruzam o Canal Grande levando pessoas e automóveis. Através de um serviço público à pagamento, existem 2 linhas, e que ligam

  • Venezia Tronchetto – Lido – Punta Sabbioni/Cavallino
  • Lido – Isola di Pellestrina

3. Alilaguna

Geralmente, a maneira mais econômica de percorrer longas distâncias em Veneza, a balsa pública, conhecida como Alilaguna, e o percurso mais famoso é o que liga o Aeroporto Marco Polo a Veneza. Mas lembre-se que leva cerca de uma hora e quinze minutos e os barcos saem apenas uma vez a cada hora, por isso é ainda mais longo e menos frequente que os outros transportes. 

Portanto, se você chegar de avião e quiser ir a Veneza de “barco”, deverá pegar a Darsena a alguns minutos a pé da saída do terminal, enquanto no caminho de volta as paradas em questão são Rialto, San Marco, Fondamenta Nuove e atenção ao tempo para não perder o avião!

Além de ligar o aeroporto ao centro da cidade, ele também tem linhas para Murano ou Lido.

 

4. Gôndola

As gôndolas são uma tradição tão antiga quanto a própria cidade. Eles são usados ​​em Veneza desde o século 16 e, na época, estima-se que havia cerca de 10.000 gôndolas nos canais. Em 1562, uma lei foi aprovada para regular sua aparência, exigindo que todos fossem pintados de preto. Até hoje, as gôndolas de Veneza são todas pretas. 

Os preços variam de 80 a 200 euros, dependendo do trajeto, do ponto de partida e da duração. Mas as vezes, em períodos como Carnaval e Reveillon pode sair ainda mais caro.

 

6.Taxi Aquático ou watertaxi

O watertaxi, ou táxi aquático privado é como uma “limusine” de Veneza é o meio mais rápido, confortável e seguro de se locomover em Veneza.

Sem dúvida é o modo mais rápido para chegar a um hotel no centro histórico de Veneza, especialmente se você vem do aeroporto. 

É um serviço exclusivo, para clientes mais exigentes, e não se trata de um serviço econômico. No entanto, como os barcos privativos conseguem transportar um bom número de passageiros (até 8 passageiros), o custo por pessoa acaba ficando bem conveniente se você estiver viajando com um grupinho de amigos ou familiares.

Vantagens de contratar um barco privativo

Os barco-táxi são as “limousines” de Veneza: com suas espaçosas cabines estofadas de couro, assentos ao ar livre na popa e capitães privados guiando-os pelo Grande Canal ou em uma rápida navegação entre o aeroporto e o seu hotel, eles oferecem uma experiência que você não vai esquecer tão cedo.

Os watertaxis também são mais rápidos do que o transporte público para o aeroporto, já que você não precisa se transferir para um vaporetto ou percorrer um longo caminho até seu hotel quando chegar na cidade.

Com eles ainda, é possível fazer uma visita às ilhas da Laguna sem perder muito tempo de viagem!

Meios de transporte em Veneza: Qual é o melhor

Sem dúvida, para quem quer fazer uma viagem tranquila, relaxante e sem estresse a melhor forma de se locomover em Veneza é contratando um Táxi aquático privado.

Ele é a forma mais segura, confortável e que tem o melhor custo benefício.

Contudo, é muito importante que você contrate o serviço antecipadamente com uma agência de confiança para que você tenha a certeza que o serviço será prestado e para garantir os melhores preços.

A nossa empresa oferece os melhores serviços Táxi Boat  em toda a cidade. 

Temos motoristas a disposição para te levar a qualquer hora para onde você quiser. 

 Oferecemos o melhor para você, pois nossa missão é proporcionar uma viagem inesquecível e única.

Entre em contato com a nossa equipe e faça já a sua reserva!! 

One comment

  1. […] Em Veneza, por exemplo, o transporte é pelos canais, e para chegar ao seu hotel a melhor maneira é de barco e por isso nos oferecemos também o transporte privativo em barcos. Leia o texto – Vaporetto ou Taxi boat? Entenda o sistema de transporte em Veneza! […]

    Responder

Write a Reply or Comment